Técnico de Som

Loading...

A PROFISSÃO
A PROFISSÃO


 

 

 

 

 

 

A engenharia acústica é o ramo da engenharia que estuda formas de controle e de reprodução de fenômenos acústicos. Isto se aplica a diversas situações práticas como controle de ruído industrial, controle de ruído ambiental, acústica arquitetônica, controle de vibrações em máquinas e equipamentos, reprodução, auralização e síntese de fontes sonoras, e assim por diante. Há hoje no Brasil um único oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No entanto, a pesquisa em engenharia acústica vem sendo conduzida em muitas universidades brasileiras, notadamente nos departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Física.

É o conjunto de conhecimentos usado para desenvolver novos sistemas eletro acústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro acústico desenvolve técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental visando ao bem-estar das pessoas. Também produz softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros. É um profissional que atua em diversas áreas. Pode trabalhar na acústica subaquática, desenvolvendo e fazendo a manutenção de sonares de submarinos ou avaliando as vibrações de ondas sísmicas. Também tem competência para atuar no controle da emissão de ruídos e vibrações provenientes de equipamentos, máquinas e até eletrodomésticos,seja numa empresa, seja num local de descanso ou lazer. É ele quem faz a fiscalização, vistoria e perícia e emite os laudos e pareceres técnicos a respeito do local visitado. Outra possibilidade de atuação é na área acústica musical, como responsável pela análise vibro acústica de instrumentos e pela sonorização de espetáculos, e no controle de ruídos em salas em que o silêncio seja primordial, como estúdios de gravação.

O mercado de trabalho

Ainda não existe esse bacharel no mercado. A previsão é que a primeira turma se forme em 2014 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os órgãos públicos, como prefeituras municipais, costumam absorver esse perfil de profissional para atuar na fiscalização e propor ações de controle da poluição sonora. Há também um mercado aberto na indústria automobilística, na aeroespacial e em fabricantes de equipamentos eletrônicos. Esse profissional também encontra boa demanda trabalhando como autônomo na elaboração de pareceres técnicos, laudos e estudos de viabilidade técnico-econômico.

 

O que você pode fazer

Acústica musical Projetar e executar análise vibroacústica de instrumentos e equipamentos musicais e fazer a sonorização de espetáculos. Acústica de salas Qualificar auditórios, teatros, igrejas e salas multiuso, além de ambientes residenciais quanto a emissão e recepção de ruídos. Áudio profissional Projetar e executar correções acústicas de ambientes internos e externos; operar som em estúdios, emissoras de rádio ou de televisão e eventos privados. Consultoria Prestar serviços para empresas avaliando a viabilidade socioeconômica de projetos e também assessorando obras de adequação acústica. Controle de ruído Planejar programas de controle de ruído urbano e industrial; avaliar ruído aéreo Desenvolvimento de equipamentos Projetar equipamentos e dispositivos para isolamento e absorção acústica Eletroacústica Desenvolver equipamentos, como microfones e alto-falantes. Vibrações Projetar e executar sistemas de controle de vibrações em estruturas de edificações.

CURSO DE ENGÊNHARIA ACÚSTICA

http://www.youtube.com/watch?v=w6V95l4y6q8